Opiniões e Trajetória
“ ...Depois de algum tempo é necessário retirar o excesso, eliminar detalhes. Só precisamos utilizar os itens principais. Corremos o risco de sufocar o personagem amontoando muitos detalhes. Isto também já aconteceu comigo. Por exemplo, com a Coragem. Tive um monte de ideias, e a cada noite tinha uma nova. Aí eu tive que cortar, porque ficou tudo muito inquieto, insuportável”.
“Tem tantas dificuldades no meio. E ainda tem todos aqueles casos – para mim muitas vezes insuportáveis, com mulheres tão bobas, nunca entendi o que ele queria com elas. ...Mas não é nenhum pouco fácil falar seriamente sobre essas coisas sem mencionar as outras damas. Pois aquilo obviamente... Foi uma relação de amor muito grande entre nós. E tudo isso doeu muito, muito! Não foi nem um pouco fácil... Brecht confiava plenamente em mim.”
“ Bem, na verdade não acredito que o humanismo seria algo diferente do que ajudar as pessoas, não o ser humano, mas as pessoas. Utilizar isso só na teoria é tedioso e supérfluo. Gostaria de colocar isso em prática onde fosse possível. E isso é uma enorme alegria que eu tenho, que isso tenha se tornado possível. Isso é uma coisa fantástica. Quem pode?”
“Muitas pessoas aqui de repente começam a choramingar: Meu Deus, ela não pôde atuar durante 15 anos! Não pensei nisso em todo esse tempo, sabe? Porque na verdade havia algo bom e bastante prático e importante: que Brecht pudesse trabalhar e que os filhos fossem criados. Gostaria de evitar que alguém tivesse pena de mim. Acho isso supérfluo, errado e negativo”.
Sobre a publicação da obra de Brecht, Werner Hecht discorre: “...Wilhelm Girnus informou ao membro do Partido Kurt Hager sobre sua leitura dos diários de Brecht, desaconselhando veementemente a sua publicação....Nesse contexto Girnus também falou sobre o dilema geral das edições de Brecht na Alemanha Ocidental e Oriental. Ele temia uma publicação separada do livro na Editora Suhrkamp. ‘Uma publicação na Alemanha Ocidental seria certamente muito desagradável para nós, pois não há como evitar simplesmente que alguns exemplares também cheguem à RDA e que as emissoras de rádio certamente procurem as partes mais incriminadoras dos diários’. ‘E finalmente ainda havia itens que não poderiam em hipótese alguma ser publicados’.” *
Um motivo para grandes preocupações era o início do conflito com o diretor chefe Manfred Wekwerth, que começou em 1968 na encenação de Santa Joana dos Matadouros.
Um motivo para grandes preocupações era o início do conflito com o diretor chefe Manfred Wekwerth, que começou em 1968 na encenação de Santa Joana dos Matadouros.*
A Mãe foi apresentada em Nanterre. Últimas apresentações de Helene. Costelas quebradas. Centenas de rosas vermelhas caíram sobre ela na última das quatro apresentações, depois de 20 minutos de aplauso.
* Citações e explicações extraídas do livro “Helene Weigel - Uma Grande Mulher do Século XX”, de Werner Hecht, parte importante da pesquisa realizada.