Socialismo, Comunismo e Ideias Revolucionárias

Marx e Engels advogaram o uso da violência para o estabelecimento da ditadura do proletariado. Lênin defendeu o internacionalismo para orientar a luta dos trabalhadores no mundo inteiro, e em outubro de 1917, após a tomada do Palácio de Inverno, fundou a III Internacional e o Partido Comunista Russo. Na Alemanha, surgem experiências artísticas comprometidas com ideias de emancipação política e social, como as de Erwin Piscator. Às realizações de Piscator juntaram-se as de Bertolt Brecht, como artista e como teórico. No decorrer da década de 1930, assistiu-se à emergência do realismo socialista.

 

A República de Weimar

Em 11 de agosto de 1919 nasceu a República de Weimar, que em seus quatorze anos de existência pode ser apreendida como uma grande síntese do início do século XX. Em 24 de março 1933, o voto de plenos poderes dado a Hitler pela Câmara dos Deputados colocou o ponto final na República de Weimar.

 

Alemanha Nazista

O ressentimento pela derrota na I Guerra somou-se ao questionamento das imposições do Tratado de Versalhes. Nas eleições de 1930, o Partido Nazista tornou-se o maior do Parlamento. Em 1933, Adolf Hitler foi nomeado Chanceler, e neste mesmo ano ocorreu o incêndio do Reichstag. Em 1934, falecendo o Presidente Hindenburg, Hitler uniu as funções de Presidente e Chanceler e atribuiu-se a condição de Führer (Líder). Tal gesto foi aprovado pelo Parlamento, pelas Forças Armadas e confirmado em 19 de agosto de 1934 por 89,9% do eleitorado, em plebiscito.